domingo, 27 de novembro de 2011

Pérolas da "filosofia" brasileira

Para uma profunda reflexão filosófica...


"Fumo maconha, mas não trago. Quem traz é um amigo meu." (Marcelo Anthony)

"Preguiçoso é o dono da sauna, que vive do suor dos outros."  (Roberto Justus)

"Malandro é o pato, que já nasce com os dedos colados para não usar aliança." (Zeca Pagodinho)


 "Os psiquiatras dizem que uma em cada quatro pessoas tem alguma deficiência mental. Fique de olho em três dos seus amigos. Se eles parecerem normais, retardado é você". (Antônio Palocci)


"Se homossexualismo fosse normal, Deus teria criado Adão e Ivo". (Gilberto Braga)


"Todo mundo tem cliente. Só traficante e analista de sistemas é que tem usuário". (Bill Gates)

"Antigamente, o homossexualismo era proibido no Brasil. Depois, passou a ser tolerado. Hoje é aceito como coisa normal... Eu vou-me embora antes que se torne obrigatório!" (Arnaldo Jabor)


"Passar a mulher pra trás é fácil. O difícil é passar adiante". (Eduardo Suplicy)

"Se o horário oficial é o de Brasília, por que a gente tem que trabalhar na segunda e na sexta?" (Dorival Caymi)

(Recebi por e-mail.)

A HISTÓRIA DO PATO



       Havia dois irmãos que visitavam seus avós no sítio, nas férias. Felipe, o menino, ganhou um estilingue para brincar no mato. Praticava sempre, mas nunca conseguia acertar o alvo.

      Certa tarde viu o pato de estimação da vovó. Em um impulso, atirou, acabou acertando o pato na cabeça e o matou. Ele ficou chocado e triste. Entrou em pânico e escondeu o pato morto no meio da madeira.  Beatriz,a sua irmã viu tudo mas não disse nada aos avós.

     Após o almoço no dia seguinte, a avó disse: "Beatriz, vamos lavar a louça" Mas ela disse: "Vovó, o Filipe me disse que queria ajudar na cozinha". E olhando para ele sussurrou: "Lembra do pato?"  Então o Felipe lavou os pratos.

     Mais tarde o vovô perguntou se as crianças queriam pescar e a vovó disse: "Desculpe, mas eu preciso que a Beatriz me ajude a fazer o jantar." Beatriz apenas sorriu e disse, "Está bem, mas o Filipe me disse que queria ajudar hoje", e sussurrou novamente para ele, "Lembra do pato?"   Então a Beatriz foi pescar e Filipe ficou para ajudar.

     Por vários dias, Filipe sempre ficava fazendo o trabalho da Beatriz até que ele, finalmente não aguentando mais confessou para a avó que tinha matado o pato. A vovó o abraçou e disse: "Querido, eu sei... eu estava na janela e vi tudo, mas porque eu te amo, eu te perdoei. Eu só estava me perguntando quanto tempo você iria deixar a Beatriz fazer você de escravo!"

Moral da história:

       Qualquer que seja o seu passado, ou o que você tenha feito... (mentir,enganar, seus maus hábitos, ódio, raiva, amargura, etc ).... seja o que for... você precisa saber que Deus estava na janela e viu tudo como aconteceu. Ele conhece toda a sua vida ... Ele quer que você saiba que Ele te ama e que você já está perdoado. Ele está apenas querendo saber quanto tempo você vai deixar o diabo fazer de você um escravo. Deus só está esperando você pedir perdão.

     "A vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo.

      Fonte: recebi esta mensagem por e-mail, com autor desconhecido. Andresa

LEI DÁ DIREITO A FOLGA DE UM DIA ÀS MULHERES

LEI Nº 5245, DE 20 DE MAIO DE 2008.

DISPÕE SOBRE A REALIZAÇÃO DE EXAME PREVENTIVO DE CÂNCER EM SERVIDORAS PÚBLICAS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Fonte: ALERJ http://t.co/zGYVx54v

O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO


Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei:


Art.1º Todas as servidoras públicas, inclusive as celetistas e as contratadas através de quaisquer formas de mediação e que prestem serviços em órgãos públicos farão, uma vez por ano, o exame preventivo de câncer de mama e do colo do útero.


Art.2º Para a realização do exame, as mulheres incluídas no caput do artigo anterior terão um dia de folga ou dispensa.


Art.3º O comprovante do exame realizado será recolhido pelo órgão público e devidamente arquivado.


Art.4º O direito-dever estabelecido no art.1º, bem como o disposto nos artigos 2º e 3º desta Lei estender-se-á à iniciativa privada.


Art.5º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Rio de Janeiro, 20 de maio de 2008.
LUIZ FERNANDO DE SOUZA
Governador em Exercício

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

ESTADO IDIOTIZADOR

TRABALHO DE SOCIOLOGIA

Escolas:
Maria Nazareth C. Silva
Dom Hélder Câmara

  ELABORAR UM TEXTO, DE  20 A 25 LINHAS, SOBRE O VÍDEO (http://www.youtube.com/watch?v=JiX2IuR3l9k),  DESTACANDO AS 10 MEDIDAS IMPLEMENTADAS PELO ESTADO IDIOTIZADOR.

PODE COLOCAR IMAGENS PERTINENTES.
ENTREGAR EM FOLHA DE PAPEL ALMAÇO (MANUSCRITO) OU EM A4, SE FOR DIGITADO.

VIDEO: http://www.youtube.com/watch?v=JiX2IuR3l9k


Para quem tem problemas com o computador, basta procurar no youtube  o título abaixo:
BRASIL - UM PAÍS DE IDIOTAS E ALIENADOS

Obs.: basta copiar o link e colar no navegador. O vídeo está abrindo normalmente e funcionando. Verifiquei hoje, dia 19 de outubro.

domingo, 7 de agosto de 2011

MORAL E ÉTICA

TEXTO 1 


       O que é ética, o que é moral? É a mesma coisa ou há distinções a serem feitas? Há muita confusão a respeito disso. (…) Na linguagem comum, do cotidiano, e mesmo culta, ética e moral são sinônimos. Assim dizemos: “aqui há um problema ético” ou “um problema moral”. Com isso emitimos um juízo de valor sobre alguma prática pessoal ou social, ou seja, afirmamos se essa prática é boa, má ou duvidosa. Isso é emitir um juízo de valor. Mas, aprofundando a questão, percebemos que ética e moral não são sinônimos. A moral trata (…) dos costumes, hábitos e valores aceitos por uma determinada sociedade. Por isso, não é correto afirmar que exista uma única moral e sim várias, pois ela muda de acordo com a cultura de uma determinada sociedade. (…) Sendo assim, o que é moralmente aceito em uma sociedade pode não ser em outra. (…) No caso da ética, pode-se afirmar que ela é parte da filosofia. O que significa essa afirmação? Significa dizer que ela está pautada em princípios e valores que orientam pessoas e sociedades. Nesse caso, a ética analisa e questiona a conduta humana. A ética faz as seguintes perguntas: isto é correto? Isto é justo? Esta prática está de acordo com o bem comum? Ela é como se fosse um juiz que vai dar a sentença entre aquilo que está correto ou não. Nesse caso, uma pessoa é ética quando se orienta por princípios e convicções que não agridem o bem-estar da sociedade, pois enriquecem a vida em grupo. Dizemos, então, que essa pessoa é ética, pois tem caráter e boa índole.

Fonte: http://alainet.org/active/4005&lang=es

                                

TEXTO 2
   A confusão que acontece entre as palavras Moral e Ética existem há muitos séculos. A própria etimologia destes termos gera confusão, sendo que Ética vem do grego “ethos” que significa modo de ser, e Moral tem sua origem no latim, que vem de “mores”, significando costumes.

     Esta confusão pode ser resolvida com o esclarecimento dos dois temas, sendo que Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Durkheim explicava Moral como a “ciência dos costumes”, sendo algo anterior a própria sociedade. A Moral tem caráter obrigatório.

    A palavra Ética, Motta (1984) define como um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social”, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.

   A Moral sempre existiu, pois todo ser humano possui a consciência Moral que o leva a distinguir o bem do mal no contexto em que vive. Surgindo realmente quando o homem passou a fazer parte de agrupamentos, isto é, surgiu nas sociedades primitivas, nas primeiras tribos. A Ética teria surgido com Sócrates, pois se exige maior grau de cultura. Ela investiga e explica as normas morais, pois leva o homem a agir não só por tradição, educação ou hábito, mas principalmente por convicção e inteligência. Vásquez (1998) aponta que a Ética é teórica e reflexiva, enquanto a Moral é eminentemente prática. Uma completa a outra, havendo um inter-relacionamento entre ambas, pois na ação humana, o conhecer e o agir são indissociáveis.

       Em nome da amizade, deve-se guardar silêncio diante do ato de um traidor? Em situações como esta, os indivíduos se deparam com a necessidade de organizar o seu comportamento por normas que se julgam mais apropriadas ou mais dignas de ser cumpridas. Tais normas são aceitas como obrigatórias, e desta forma, as pessoas compreendem que têm o dever de agir desta ou daquela maneira. Porém o comportamento é o resultado de normas já estabelecidas, não sendo, então, uma decisão natural, pois todo comportamento sofrerá um julgamento. E a diferença prática entre Moral e Ética é que esta é o juiz das morais, assim Ética é uma espécie de legislação do comportamento Moral das pessoas. Mas a função fundamental é a mesma de toda teoria: explorar, esclarecer ou investigar uma determinada realidade.

    Moral, afinal, não é somente um ato individual, pois as pessoas são, por natureza, seres sociais, assim percebe-se que a Moral também é um empreendimento social. E esses atos morais, quando realizados por livre participação da pessoa, são aceitas, voluntariamente.

    Pois assim determina Vasquez (1998) ao citar Moral como um “sistema de normas, princípios e valores, segundo o qual são regulamentadas as relações mútuas entre os indivíduos ou entre estes e a comunidade, de tal maneira que estas normas, dotadas de um caráter histórico e social, sejam acatadas livres e conscientemente, por uma convicção íntima, e não de uma maneira mecânica, externa ou impessoal”.

     Enfim, Ética e Moral são os maiores valores do homem livre. Ambos significam "respeitar e venerar a vida". O homem, com seu livre arbítrio, vai formando seu meio ambiente ou o destruindo, ou ele apóia a natureza e suas criaturas ou ele subjuga tudo que pode dominar, e assim ele mesmo se torna no bem ou no mal deste planeta. Deste modo, Ética e a Moral se formam numa mesma realidade.

       Autoria: THIAGO FIRMINO SILVANO - Acadêmico do Curso de Direito da UNISUL
                                    QUESTÕES:
 
1) De acordo com a leitura do texto 2, diferencie ÉTICA de MORAL.

2) De acordo com o texto 1, existe uma “moral universal”? Justifique sua resposta.

3) De acordo com o texto 1, o que significa dizer que a Ética faz parte da Filosofia?

4) De acordo com o texto 2, como teria surgido a Ética?

5) Selecione um recorte de jornal que mostre uma imagem ou texto ético e uma imagem ou texto de atitude antiética. O material também pode ser recolhido via web.

ENTREGA: 02/09/2011.

sábado, 30 de julho de 2011

TIPOS DE ASSALTANTES

TIPOS DE ASSALTANTES (fique esperto )
ASSALTANTE BAIANO:
Ô meu rei... ( pausa ) Isso é um assalto.. ( longa pausa)
Levanta os braços, mas não se avexe não..( outra pausa )
Se num quiser nem precisa levantar, pra num ficar cansado ..
Vai passando a grana, bem devagarinho ( pausa pra pausa )
Num repara se o berro está sem bala, mas é pra não ficar muito pesado.
Não esquenta, meu irmãozinho, ( pausa )
Vou deixar teus documentos na encruzilhada .


ASSALTANTE MINEIRO:
Ô sô, prestenção
issé um assarto, uai.
Levantus braço e fica ketin quié mió procê.
Esse trem na minha mão tá chein de bala...
Mió passá logo os trocados que eu num tô bão hoje.
Vai andando, uai! Tá esperando o quê, sô?!

ASSALTANTE CARIOCA:
Aí, perdeu, mermão
Seguiiiinnte, bicho
Tu te fu.. Isso é um assalto .
Passa a grana e levanta os braços rapá, senão vai dar merda...
Não fica de caô que eu te passo o cerol....
Vai andando e se olhar pra tras vira presunto

ASSALTANTE PAULISTA:
Pô, meu ...
Isso é um assalto, meu
Alevanta os braços, meu .
Passa a grana logo, meu
Mais rápido, meu, Pô, se manda, meu

ASSALTANTE GAÚCHO:
Gurí, ficas atento
Báh, isso é um assalto
Levanta os braços e te aquieta, tchê !
Não tentes nada e cuidado que esse facão corta uma barbaridade, tchê.
Passa os pilas prá cá ! E te manda a la cria, senão o quarenta e quatro fala.


ASSALTANTE DE BRASILIA:
Querido povo brasileiro, estou aqui no horário nobre da TV para dizer que no final do mês, aumentaremos as seguintes tarifas: Energia, Água, Esgoto, Gás, Passagem de ônibus, Imposto de renda, Lincenciamento de veículos, Seguro Obrigatório, Gasolina, Álcool, IPTU, IPVA, IPI, ICMS, PIS, COFINS, CPMF...,mas fiquem tranquilos meus queridos, será tudo revertido para saúde e educação.

E o povo brasileiro só pensando na Copa e nas Olimpíadas...

sábado, 26 de março de 2011

MATRIX E A FILOSOFIA



Sinopse do filme MATRIX :

      "Em um futuro próximo, Thomas Anderson (Keanu Reeves), um jovem programador de computador que mora em um cubículo escuro, é atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos e contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro. Em todas essas ocasiões, acorda gritando no exato momento em que os eletrodos estão para penetrar em seu cérebro. À medida que o sonho se repete, Anderson começa a ter dúvidas sobre a realidade. Por meio do encontro com os misteriosos Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), Thomas descobre que é, assim como outras pessoas, vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia. Morpheus, entretanto, está convencido de que Thomas é Neo, o aguardado messias capaz de enfrentar o Matrix e conduzir as pessoas de volta à realidade e à liberdade."



REFLEXÕES FILOSÓFICAS:

 

      "Imagina a maneira como segue o estado da nossa natureza relativamente à instrução e à ignorância. Imagina homens numa morada subterrânea, em forma de caverna, com uma entrada aberta à luz; esses homens estão aí desde a infância, de pernas e pescoço acorrentados, de modo que não podem mexer-se nem ver senão o que está diante deles, pois as correntes os impedem de voltar a cabeça; a luz chega-lhes de uma fogueira acesa numa colina que se ergue por detrás deles; entre o fogo e os prisioneiros passa uma estrada ascendente. Imagina que ao longo dessa estrada está construído um pequeno muro, semelhante às divisórias que os apresentadores de títeres armam diante de si e por cima das quais exibem as suas maravilhas.(..) Imagina agora, ao longo desse pequeno muro, homens que transportam objetos de toda espécie, que o transpõem: estatuetas de homens e animais, de pedra, madeira e loba espécie de matéria; naturalmente, entre esses transportadores, uns falam e outros seguem em silêncio." (1)

       Tanto na República quanto em Matrix temos exemplos de seres humanos que quebraram essas correntes e avançaram para a verdade da vida, para ajudar aos outros a alcançar o mesmo fim. Platão apresenta um indivíduo da busca da verdade através de um desejo de conhecimento, enquanto que Matrix dá-nos um "messias" ou um herói para faze-nos livres.

       Lançado em 1999 Matrix nos apresenta uma história interessante que faz-nos supor ter bebido de diferentes teorias filosóficas. Primeiramente podemos ver óbvias semelhanças com a Alegoria da Caverna de Platão.

         Neo durante toda a sua vida tinha uma lancinante dúvida de que o mundo em torno dele, de algum modo, não é certo. Ele vem em contato com Morfeu, que confirma suas dúvidas. Num futuro distante as máquinas (inteligência artificial) assumiram o controle, e utilizam os seres humanos não mais do que como fontes de energia, distraindo-os, alimentando uma realidade virtual, uma simulação computacional (Matrix), através de uma sonda diretamente no cérebro. Neo é resgatado (desconectado) por Morpheus, e levado em uma nave que viaja abaixo da superfície da Terra - um planeta morto agora, governado por um computador inteligente que mantêm o ser humano resignado ao mundo da realidade virtual , o "Matrix", que é alimentado em seus cérebros.



      De acordo com Platão, nosso mundo não é senão as sombras, as formas de manifestações imperfeitas. Os presos da caverna de Platão são cegos da verdadeira realidade como são as pessoas dentro da Matrix.

      
      A Matrix é uma simulação que cria um mundo imaginário onde as pessoas são prisioneiras da realidade, muito mais como a Caverna de Platão. As sombras ou imagens que os presos vêem no muro são tudo que os presos sabem do mundo fora da caverna. Projeções de objetos que não são reais, mas parecem reais porque eles nunca viram o mundo real. Pessoas na Matrix só vêem o que mostram as máquinas, tornando difícil acordar de um sonho contínuo, estão aprisionados em um mundo ilusório e incapazes de se libertar.

      No entanto, se um dos presos na caverna torna-se livre, e consegue olhar para o fogo, e alguém disser a ele que o que ele sabia do mundo até agora foi uma ilusão e apenas metade da realidade, ao tentar sair da caverna ele seria agredido pela forte luz do sol, e ficaria intrigado e poderia pensar que o que ele viu antes era mais verdadeiro do que aquilo que foi mostrado a ele agora.

      Na verdade, a verdade dói, literalmente, neste caso, porque confinado na escuridão, desde o início, quando se voltou para o fogo, seus olhos não se ajustariam tão rapidamente ao brilho. Na Matrix Neo também enfrenta as mesmas dificuldades, seus olhos e membros estão doloridos e quando ele pergunta a Morfeu o por que, a resposta é "você nunca as usou antes". (Os humanos são utilizados como fontes de energia, como pilhas, pelas máquinas. Um corpo humano é preservado em uma cuba com múltiplos fios ligados à Matrix.)

    Para deixar bem claro nas palavras de Sócrates: "E se o forçarem a fixar a luz, os seus olhos não ficarão magoados? Não o desviará a vista para voltar às coisas que pode fitar e não acreditará que estas são realmente mais distintas do que as que se lhe mostram?". (2)

    Na Matrix, quando Morfeu mostra a Neo "o deserto do real" e explica a realidade do ano 2199 (aproximadamente, eles próprios não são claros do ano), ele gritou "deixa-me sair deixe-me sair, eu quero sair".

      Se alguém arrastar um prisioneiro da caverna rumo a luz do sol ele primeiramente ficaria ofuscado e não seria capaz de ver com clareza tudo de uma vez. Ele iria começar por olhar para as sombras, as imagens e, em seguida, os objetos reais, e por último o próprio sol e assim através da razão e do conhecimento do real. Quando Neo supera o seu desconhecimento e se dá conta de que tudo que ele vê é ilusão, manipulações realizadas por um computador, ele percebe, o seu potencial.

     Mas todas as pessoas estão prontas para serem desconectadas? Nem todo mundo está preparado para aceitar a realidade facilmente, o prisioneiro na caverna liberado de suas correntes, sentia que era preferível manter-se em um ambiente familiar do que ir à procura da verdade em um território desconhecido. Igualmente na Matrix Cypher sentiu que Morfeu enganou-o trazendo-o para a realidade, ele está farto de ter negada a simples possibilidade de comida decente. Torna-se então o traidor, na esperança de voltar a Matrix, para o mundo que ele estava familiarizado. Na Matrix, é duvidoso que o mundo real seja melhor do que a simulação computacional. Porque a Matrix pode realmente parecer uma escolha melhor.

     O principal tema da Alegoria da Caverna é nos alertar de nossa ignorância, e aquilo que você vê não é real, expresso pelas Matrixes.

     A Matrix é em grande parte paralelo à analogia da caverna, iluminação, liberdade, etc. estão subjacentes idéias de ambos.


(1) PLATÃO - Os Pensadores, A Republica, livro VII (pag. 225), São Paulo, Nova Cultural 1997

(2) PLATÃO - Os Pensadores, A Republica, livro VII (pag. 226), São Paulo, Nova Cultural 1997


QUESTÕES:

1) Explique o que é a Matrix, de acordo com o texto/filme. (1,0)

2) Compare a Alegoria da Caverna ao filme Matrix, através de dois exemplos. (2,0)

3) Qual o principal tema da Alegoria da Caverna, de Platão? (1,0)

4) Explique o que o autor do texto quis dizer com a frase: "a verdade dói." Em que contexto ela se insere? (1,0)












FIM DOS TEMPOS


Sandy devassa.
Faustão magro.
Silvio Santos no prejuízo.
Dilma fazendo omelete na Ana Maria Braga.
Tiririca na Comissão de Educação.
Maluf e Collor na Comissão de Reforma Política...

Não era em 2012 o fim do mundo?

sábado, 19 de março de 2011

AS MIL E UMA NOITES


SHERAZADE E A MULHER ATUAL


     O que chama atenção na história de Sherazade é a valorização da sabedoria da mulher, algo inédito na cultura islâmica, que relega a mulher a uma posição inferior à do homem. Sherazade não precisou recorrer ao corpo para atrair o sultão e fazê-lo se apaixonar: ela atraiu-o pela lábia, pela inteligência, pela sagacidade, pela sabedoria.  Muitas mulheres atuais, ao contrário, julgam que apenas pelos encantos físicos irão conseguir manter um homem ao seu lado. E quantos sacrifícios fazem para isso! Algumas chegam a se deformar, usando anabolizantes para ficarem atraentes... Que os homens são visuais, é fato. Atraí-los pela beleza é fácil. Difícil é despertar o interesse deles após o prazer sexual (muitos desejam que a parceira desapareça depois do ato). E, nesse ponto, Sherazade nos dá uma lição: ela atrai Shariar pela  beleza, mas o mantém a seu lado pela perspicácia, pela admiração que faz  Shariar sentir por ela, pelo prazer de estar ao lado de alguém que tem o que dizer. 

   Para quem não conhece, eis um resumo da história de Sherazade, das Mil e uma noites:

Tudo começa com a história do rei Shariar. Ele descobre que está sendo traído pela esposa, que tem um servo como amante, e, enfurecido, mata os dois. Depois, toma uma decisão terrível: a cada noite, vai se casar com uma nova mulher e, na manhã seguinte, ordenar sua execução, para nunca mais ser traído. Assim procede por três anos, causando medo e lamentações em todo o reino. Um dia, a filha mais velha do primeiro-ministro do rei, a bela e sábia Sherazade, diz ao pai que tem um plano para acabar com a barbaridade do rei. Para aplicá-lo, porém, ela precisa casar-se com ele. Horrorizado, o pai tenta convencer a filha a desistir da idéia, mas Sherazade estava decidida a acabar de vez com a maldição que aterroriza a cidade. Quando chega a noite de núpcias, sua irmã mais nova, Duniazade, faz o que sua Sherazade havia pedido. Vai de madrugada até o quarto dos recém-casados e, chorando, pede para ouvir uma das fabulosas histórias que a irmã conhece. Sherazade começa então a narrar uma intrigante história que cativa a atenção do rei, mas não tem tempo de acabar antes do amanhecer. Curioso para saber o fim do conto, Shariar concede-lhe mais um dia de vida. Mal sabe ele que essa seria a primeira de mil e uma noites! As histórias de Sherazade, uma mais envolvente que a outra, são sempre interrompidas na parte mais interessante. Assim, dia após dia, sua morte vai sendo adiada.

A mulher atual deve ser bela, sexy e sábia. Mas vulgar e fútil, nunca!



  

quarta-feira, 9 de março de 2011

CARNAVAL, O ÓPIO DO POVO


     Que brasileiro gosta mesmo é de sexo, cerveja, futebol e carnaval, não há dúvida. Mas ao me deparar com essa charge, lembrei-me de Karl Marx, quando este afirmava que a religião era o ópio do povo. Mas os tempos eram outros, os de Marx. O continente era outro. O país era outro. O povo idem. Analisando o que se tornou o carnaval brasileiro, chego à conclusão de que o carnaval e o futebol, além de outras coisitas más, são, de fato, as drogas atuais, que cegam a população diante de questões mais importantes, como o vergonhoso aumento do salário dos deputados e o humilhante aumento do salário mínimo para 545,00 reais. Mas o que representam esses problemas, na opinião da maioria da população, diante de 4 dias de folia (10 para muitos)?

   Minha única aventura nestes dias de Rei Momo foi em um bairro próximo à minha casa. Bastou para eu perceber que as pessoas, neste bairro, só buscavam bebidas, azaração e sexo. Ninguém dançava ou pulava... apenas caminhavam de um lado para o outro, expondo suas figuras, oferecendo seus corpos para o voyerismo coletivo ou para uma aventura qualquer. Deprimente. Isso é diversão? Enfim, nos outros dias, reuni família e amigos e promovi outro tipo de diversão, que nos agradou mais: jogamos baralho, jogamos can can (uno), jogo do cinema, bebemos, comemos, rimos, trocamos ideias, ouvimos música...

   E o tempo nem sequer serviu para ir à praia ou pegar uma piscina. Eu costumo curtir esses dias de folia nas praias (geralmente viajando). Mas, enfim... cada um na sua, afinal, opinião é igual a bunda: cada um tem a sua e dá quem quer!